Encontre-nos no Google+ Chocolate com TI: 3ª Fatecnologia - Edição 2011 - Fatec São Caetano (Eu Fui!)

quarta-feira, 25 de maio de 2011

3ª Fatecnologia - Edição 2011 - Fatec São Caetano (Eu Fui!)

Bom galera estou dedicando este post a semana de palestras e cursos que ocorreu entre os dias 9 e 13 de maio na minha faculdade formadora, a Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul, dirigida pela Prof. Dr. Adriane Monteiro Fontana (@adrianefontana), e que vem se desenvolvendo e crescendo a cada ano que passa. 




3ª Fatecnologia

Este é o terceiro ano do evento conhecido como Fatecnologia, onde acontecem palestras, workshops e eventos relacionados aos cursos de Tecnologia em Segurança da Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Desenvolvimento de Jogos Digitais (sou formado nesse ;D). Houve nomes de peso como Moacyr Alves (@Moacyralves), idealizador do projeto Jogo Justo e dono da ACI Games, Gustavo Lima (@gustcol), dono do blog Coruja de TI e organizador do Web Security Fórum, alunos e ex-alunos da instituição e professores, entre muitos outros. Falarei um pouco das palestras que presenciei nesta edição.

Palestra Jogo Justo (Palestrante Moacyr Alves)

A primeira palestra que tive a honra de assistir foi do idealizador do projeto Jogo Justo. Para quem não conhece vale dar uma olhada no site do projeto que é um aliado na luta contra o preço abusivo dos artigos relacionados a games no Brasil (Segundo o próprio Moacyr A, chegam a 120% de impostos que se desenrolam em cascata). Moacyr é um cara muito alegre, que sabe passar a mensagem que busca com esse projeto, e mostra que é possível chegarmos a um cenário bom para quem desenvolve/consome games aqui no Brasil.

http://www.jogojusto.com.br/
O Projeto Jogo Justo não apenas visa diminuir os impostos dos jogos, mas também incentivar talentos da área de desenvolvimento de games, e dar subsídios para que esses talentos não sejam levados para outros países, fazendo com que o Brasil fique sendo apenas um fornecedor de mão de obra e não fornecedor de produto final. Uma das partes mais marcantes, que infelizmente acontece no nosso país (e até na palestra me senti como um dos culpados por isso) é o que Moacyr chama de “Síndrome do Desgraçadinho”, onde as pessoas aceitam o que é imposto sem discutir (EM PAZ) e argumentar o porque de aquilo estar errado. Nós aceitamos que, em seis meses a um ano, as coisas tenham aumentos absurdos e ninguém (ou quase ninguém) briga para mudar isso. Neste assunto, Moacyr mostrou que em uma das suas viagens para o exterior (mais especificamente o Egito), graças a argumentação de um amigo egípcio dele, ele conseguiu embarcar com bagagens acima do limite permitido no aeroporto na sua volta ao Brasil, mostrando que que se a gente conversar, argumentar, defender e não se acomodar, conseguimos muitas coisas.

http://www.acigames.com.br/

Moacyr também falou na palestra sobre a ACI Games (Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games), empresa criada por ele que reune as empresas que apoiam e acreditam no projeto, e quem organiza o Dia do Jogo Justo, que Moacyr insiste em mostrar que não é um dia de promoções nas lojas de games, e sim um protesto contra o abuso dos impostos, além de ser uma forma de mostrar ao governo que, diminuindo o preço, as vendas aumentam exponencialmente.

Palestra sobre Segurança em Cloud Computing (Palestrante Gustavo Lima)



http://blog.corujadeti.com.br/
O grande amigo Gustavo Lima, que tive a honra de apresentar à Fatec, apresentou uma palestra de um tema que está muito em alta no cenário atual das pequenas e grandes empresas, o Cloud Computing. Para quem não conhece, vale a pena ler sobre o assunto, pois trata-se de uma tendência. O @gustcol, como Gustavo é conhecido em suas redes sociais, foi tratar de um ponto mais sério deste assunto, a segurança em torno do Cloud Computing. Foram apresentadas as principais duvidas sobre o que se deve ter na hora de contratar um serviço de Cloud Computing para a sua empresa, desde a questão do transporte dos dados, até o local onde se encontrará o Data Center onde os dados estarão armazenados. Tudo isso é de extrema importância para a contratação do serviço certo, sendo que o maior problema é o acesso aos dados no serviço de Cloud.



http://www.websecforum.com.br/
Uma empresa não pode simplesmente trocar para qualquer serviço de Cloud achando que irá lucrar, pois pode estar metendo seus dados em lugares desconhecidos, podendo ser interceptados a qualquer maneira, e a empresa que fornece esse serviço pode sair ilesa por estar em outro país. Ele citou como exemplo o problema que ocorreu nos servidores do Gmail da empresa Google, onde houve um problema e os e-mails de um determinado período simplesmente foram perdidos, e até empresas que utilizavam o serviço foram prejudicadas, com e-mails de presidentes e negociações sendo perdidos para sempre. E não foi possível tentar algum recurso judicial aqui do Brasil, pois a filial que cuida do serviço Gmail se encontra nos Estados Unidos.



Outro ponto mostrado pelo @gustcol é a facilidade que os Crackers podem ter com o Cloud Computing, contratando serviços a preços razoáveis (como na Amazon, que só é necessário ter cartão de crédito internacional e alguns dólares na conta, para poder contar o processamento de computadores com placas de vídeo Tesla da nVidea) para fazer ataques do tipo DDoS, ataques zumbis, invasões e todo o tipo de ataques que a criatividade deixar, com alto poder de processamento e um baixo custo.

Ao finalizar sua palestra, @gustcol sorteou brindes, livros e cursos para os presentes, algo que costuma sempre fazer :D

Palestra sobre Duas Notas Sobre Johan Huizinga: O Jogo, a Cultura e a Linguagem (Palestrante Prof. Dr. Jean Pierre Chauvin)

Outra palestra que assisti foi sobre Johan Huizinga, importante figura literária imprescindível para quem quer estudar a teoria dos jogos, não apenas os digitais, mais em sua essência, onde o professor Jean, que me deu aula de Ficção Interativa, mostrou um pouco da história de Huizinga, e leu e explicou dentre 28 trechos selecionados por ele mesmo, de dois livros escritos pelo autor, o livro "O Outono da Idade Média: estudo sobre as formas de vida e pensamento dos séculos XIV e XV na França e nos Países Baixos" e "Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura", 11 trechos que julgara ser mais importante e que estão muito relacionados com os dias atuais, sendo que foram escritos por volta do ano de 1890, 1900. Ele mostrou também o poder de síntese de Huizinga com esses trechos, onde ele conseguia passar suas ideias de forma clara com apenas duas ou três linhas.

Também comentou, por exemplo, sobre o jogo lúdico que Huizinga trata em seu livro Homo Ludens, onde o dinheiro deve ser visto como consequência e não causa em um jogo lúdico.
 

Palestra sobre Simbolismo e Psicologia nos Jogos (Palestrante Edgard B. Damiani)

A ultima palestra que assisti na semana da Fatecnologia, foi a de um cara que é um gênio quando se trata sobre o assunto de psicologia nos jogos e os diferentes modos de ver as coisas de um game, do seu mundo, das pessoas que jogam esse game e do mundo dessa pessoa. Edgar Damiani é um cara autor de livros (como Second Life - Guia de Viagem) e guias de consultas rápidas (Javascript). Além disso, possui palestras maravilhosas sobre assuntos que as pessoas pouco pensam em seu dia a dia, mas que se pararmos para pensar, entraremos em profunda reflexão sobre nós mesmos. Ele esteve presente na 4ª edição da Campus Party Brasil, onde o publico foi grande. 
O tema desta Fatecnologia foi Simbolismo e Psicologia nos Jogos (mistura desta e desta palestra), onde Edgar busca mostrar ao pessoal que está assistindo sua palestra o real motivo pelo qual uma pessoa joga um determinado gênero de jogo, por que ela não gosta de outro, enfim, mostrará que a "realidade" que vemos e vivemos, não passa de entendimento e interpretação de símbolos. Além disse, ele utiliza conceitos de nomes como Carl Gustav Jung, Ludwig von Bertalanffy para explicar os diversos níveis de consciência dos seres humanos, suas personas (mascaras produzidas pelos humanos para serem aceitos entre eles mesmos) e a sua relação com o mundo dos jogos. Nesta palestra, ele utilizou um jogo pouco conhecido pelas pessoas, mesmo sendo de uma franquia famosa, que é o Sonic 2006, em que os personagens do jogo que possuem papéis fundamentais, sofreram (inconscientemente ou não) fortes influências nas mitologias grega/romana e na psicologia e nos símbolos.

Bom, essa foi a minha participação na 3º edição da Fatecnologia, caso tenha ido em alguma outra palestra, ou queira fazer algum comentário, fique a vontade. E na 4ª edição, farei questão de prestigiar esse evento que traz tecnologia e novidades ao alcance das pessoas.

Nenhum comentário: